Sobre


Soluções para a produção de energia elétrica a partir da captação da luz solar em sua própria residência.

A Baobá Energy fornece soluções para a produção de energia elétrica a partir da captação da luz solar em sua própria residência.

Esta solução, chamada de energia fotovoltaica, tem se tornado a melhor alternativa para a redução do consumo da energia fornecida pelas empresas concessionárias, com sensível redução nas despesas mensais com eletricidade. Os projetos são dimensionados pelo volume de consumo da residência ou da empresa e o retorno do investimento é imediato.

A Baobá Energy nasceu de um projeto antigo de seu fundador: tornar o acesso aos recursos alternativos de geração de energia uma solução possível e ao alcance de todos.

Nossa proposta

O mundo vive uma crise permanente de energia. O consumo acompanha o crescimento da população enquanto os agentes públicos parecem incapazes de responder a esse aumento de demanda. Por isso, a implantação de fontes alternativas de geração de energia, sem impacto ambiental, são tão importantes..

Por outro lado, é fácil perceber que precisamos economizar e utilizar os recursos de água e energia de forma consciente. É por isso que a Baobá Energy existe. Veja nossas propostas:

Energia. Reduzir o uso da energia elétrica da concessionária, aquela energia que chega até sua casa e pela qual você paga todo mês.

Água. Reduzir o consumo da água tratada pelas empresas fornecedoras com a captação e utilização de água de chuva para fins de rega, descarga, lavagem de quintal, fachadas e carros.

Por que Baobá?

É a árvore originária do continente africano com o tronco mais grosso do mundo. Seu caule oco chega a medir 20 metros de diâmetro e pode armazenar até 120 mil litros de água. Alguns baobás são tão grandes que são utilizados como casas, depósitos de grãos, abrigos de animais, caixa d’água etc. É uma das arvores mais antigas do planeta e chegam a viver mais de 2 mil anos.

A água é um dos recursos mais importantes para a sobrevivência de um ser vivo e a cada dia este precioso liquido se torna cada vez mais escasso.

O baobá é uma árvore comumente associada à sua grande capacidade de retenção de água. Por isso, sua imagem se reveste de uma significação muito apropriada a uma empresa que se preocupa com a preservação e o consumo consciente dos recursos naturais do planeta.

Breve histórico

O engenheiro Mauricio Medeiros conta: “Quando era criança, imaginava criar uma lancha movida a pedaladas! Não tinha noção do que era energia e quanto era preciso para mover um objeto mais pesado que seu corpo. Já naquela época pensava em soluções de baixo consumo de energia”.

O que também intrigava o engenheiro eram as águas das chuvas. Ela irrigava as terras destinadas à lavoura, em contrapartida, podia provocar erosão do solo. Ele, então, observou que, em alguns lugares, a solução dos homens do campo para minimizar este estrago era desenhar curvas de nível, impedindo o efeito danoso da chuva.

Nas áreas urbanas, os efeitos danosos das chuvas pesadas também se fazia perceber. Em São Paulo, em outras cidades brasileiras, as chuvas provocam inundações constantes, com sérios prejuízos a todos. Um dia, alguém propôs a criação de grandes reservatórios (chamados piscinões) para conter a água da chuva. Mais uma vez, porém, houve uma falha grave de planejamento: ninguém pensou na utilização inteligente da água contida nesses reservatórios.